Os Custos do mau atendimento e falta de Gestão!

Isto pode inviabilizar seu negócio.

Vemos muitos empresários e profissionais trabalhando 10, 12 horas por dia, mas quando avaliamos seu negócio, não está condizente com o ritmo de trabalho. Onde estou errando? É a pergunta comum. Algumas questões devem ser avaliadas:

Como é o controle das despesas fixas, variáveis e também das receitas?

Acompanha a evolução financeira através de planilhas e gráficos?

Os funcionários são adequados à função?

Seus clientes se consideram muito satisfeitos com o atendimento recebido?

As indicações de novos clientes pelos atuais têm aumentado?

Seus funcionários tem prazer em trabalhar com você?

Recebem treinamento de aperfeiçoamento e motivacional?

A empresa tem planos de metas e bônus por resultados?

Notamos que de modo geral, o empresário e/ou profissional não tem tempo para avaliar os recursos de gestão e de pessoal, pois sua preocupação maior é em relação ao comercial.

Hoje temos muitos recursos que podem auxiliar na Gestão do Negócio e muitos empresários e profissionais estão percebendo que a contratação de serviços de assessoria e/ou consultoria aqui em nossa região é possível, quebrando-se o paradigma que consultoria é só para grandes empresas da capital. Os resultados estão sendo obtidos com a ajuda destes profissionais e o retorno obtido com o investimento efetuado tem sido além do esperado.

O fato é que o cliente hoje quer um serviço de qualidade, tanto do produto adquirido quanto e principalmente no atendimento. O cliente não compra um produto nem um serviço, mas satisfação através de um relacionamento com você. Se o cliente busca satisfação, então devemos tratá-lo extremamente bem.

Então o que fazer para que sua empresa lhe dê o retorno imaginado?

1) Qualidade no que está sendo adquirido é requisito que o seu cliente imagina que  você lhe oferece e ele deve levar esta impressão depois de sair de sua empresa, mas, principalmente, ele tem que sair encantado com o atendimento recebido;

2) Tenha as pessoas certas nas funções certas. (uma atendente ou secretaria mal humorada vai colocar toda comercialização por água abaixo);

3) Mantenha um controle gerencial completo de tudo que movimenta seu negócio;

4) Tenha definida e documentada a Estrutura Organizacional e o Fluxo dos processos;

5) Estabeleça Metas e mantenha os funcionários motivados; (ofereça bônus por resultados, dê treinamentos – os funcionários são seus clientes internos e motivados farão uma diferença inimaginável).

O resultado? Clientes muito satisfeitos com o seu atendimento voltam, trazem os amigos e os conhecidos. Controles gerenciais com Gestão adequada (organizacional e administrativa)  lhe mostram se está no caminho certo, possibilitam correções de rota e principalmente, de onde vem e para onde está indo seu dinheiro.

Em todos os setores da economia o custo do mau atendimento ao cliente e a falta da Gestão Administrativa é muito alto. É tão alto que pode tirá-lo do mercado.

Mauro Dias