O papel principal do Estado é garantir a satisfação das necessidades coletivas, entretanto os gestores públicos devem agir conforme os preceitos da administração pública. Nesta toada, o papel do controle surge como forma de garantir que os objetivos da administração pública sejam cumpridos, dando maior transparência na aplicação dos recursos, procurando, no decorrer da gestão, atuar preventivamente na detecção e correção de irregularidades.

A Constituição Federal em seus artigos 31, 70 e 74 e a Lei de Responsabilidade Fiscal em seu artigo 59, estabelecem que a fiscalização dos atos da administração deve ser exercida com base num SISTEMA DE CONTROLE INTERNO, concebido a partir de uma estrutura organizada e articulada, envolvendo todas as unidades administrativas no desempenho de suas atribuições.

O presente curso é de fundamental importância para todos aqueles que lidam no seu dia a dia com as mais diversas funções administrativas na entidade pública, especialmente os que lidam diretamente com o sistema de controle interno.

Nele são apresentadas as ferramentas imprescindíveis para que não só os responsáveis pelo Controle Interno exerçam suas atribuições com eficiência e eficácia, o que assegura aos Gestores Públicos que sua administração está sendo exercida com transparência.

 


CONCEITOS, FINALIDES E OBJETIVOS DO CONTROLE INTERNO;

HISTÓRICO E LEGALIDADE DO CONTROLE INTERNO;

PRINCÍPIOS DO CONTROLE INTERNO;

METODOLOGIA E AVALIAÇÃO DO CONTROLE INTERNO;

AMBIENTE INTERNO E A FIXAÇÃO DE OBJETIVOS;

IDENTIFICAÇÃO DE EVENTOS;

AVALIAÇÃO DE RISCOS;

RESPOSTA A RISCOS;

ATIVIDADE DE CONTROLE;

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – MONITORAMENTO;

RELATÓRIOS;

O RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL;

EXERCÍCIOS E CASOS PRÁTICOS.

Debates sobre o tema (tira dúvidas)

Inicio: 17/10/2019 - Término: 18/10/2019

SAO PAULO/SP

Hotel Braston Augusta Travel Inn – São Paulo – SP - Tel.: (11) 3123 6001


Carga Horária:

Informamos que este curso tem carga horária de 12 horas-aula divididas da seguinte forma:
1º dia: das 8h30min às 12horas e das 13h30min às 18horas e
2º dia: das 8h30min às 12horas.


iSata - Instituto de Sustentabilidade Administrativa, Treinamentos e Assessorias
Rua João Ferracine, 79 - conj. 13 - 14.090-560 - Ribeirão Preto - S. Paulo C.N.P.J. 14.775.200/0001-20

Investimento por participante: R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais).

No investimento acima descrito, estão inclusas as despesas com: coffee break, almoço do 1o. dia, certificado de participação e material de apoio.

Consultar descontos para mais participantes do mesmo órgão.

Depósitos ou Ordens de Pagamentos utilize o Banco do Brasil S/A Agência 2891-6 Conta Corrente nº 29.814-X. Instituto de Sustentabilidade Administrativa e Treinamentos Ltda - ME CNPJ: 14.775.200/0001-20 (o iSata é optante pelo Simples Nacional)

RESERVA ANTECIPADA É indispensável a inscrição prévia. Para garantir a participação faça a reserva / inscrição com antecedência; nesta oportunidade será fornecido um número de protocolo de confirmação de reserva. O iSata poderá a qualquer momento, se necessidade houver, alterar ou cancelar os cursos. Caso ocorra, compromete-se a avisar/informar todos os inscritos dos seus treinamentos, justificando cada ato com a responsabilidade que lhe cabe perante seus parceiros/clientes

iSata - Instituto de Sustentabilidade Administrativa, Treinamentos e Assessorias
Rua João Ferracine, 79 - conj. 13 - 14.090-560 - Ribeirão Preto - S. Paulo
C.N.P.J. 14.775.200/0001-20

Acesse: www.isata.com.br ou se preferir, entre em contatos pelo e-mail: relacionamento@isata.com.br

Inscrições : (16) 3443 4542 / (16) 99792 7126 whatsapp / (16) 3443 1803

Será fornecido por ocasião dos cursos: Apostila, Rascunho, Canetas e Certificado de Participação.

HEBER GOMES DE ASSIS

Advogado com Pós-Graduação em Direito Administrativo pela PUC/SP, Mestrado em Direito Público pela PUC Minas, Doutorando em Direito Econômico e Político pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Autor do Livro Defesa nos Tribunais de Contas - Editora Del Rey. Atuou na Prefeitura Municipal de Miguelópolis/SP, exercendo o cargo de assessor técnico, atuando nas áreas de Licitação e Contratos, Câmara Municipal de Guaíra, exercendo o cargo de assessor parlamentar, atuando na área do Processo Legislativo, presta assessoria em diversas Prefeituras e Câmaras Municipais e também a empresas privadas na área tributária, atualmente na Câmara Municipal de Guaíra como Advogado é Responsável pelo Controle Interno. Professor do iSata e FGV.