O Ativo mobilizado de uma organização é composto de BENS MÓVEIS: máquinas, equipamentos, veículos, móveis e utensílios, computadores, ferramentas, e BENS IMÓVEIS: terrenos, edificações, hospitais, aeroportos, pontes, viadutos, obra em andamento; e bens intangíveis dentre outros.

O controle patrimonial, sob o enfoque das Normas NBCASP NBC T 16.09 e NBC T 16.10, estará sendo exigido em 2013, pelos órgãos de fiscalização,  e uma grande dificuldade tem sido encontrada pelos Gestores Públicos de como Levantar  e Mensurar o valor de seus bens, assim considerados como de materiais permanentes, sem uma metodologia definida, de como se chegar ao valor justo (valor de mercado) e fazer a conciliação com a categoria Contábil. Por isso a Isata desenvolveu este curso que é voltado exclusivamente para a Área Pública.

De acordo com a Portaria STN n.º 437/2012, até 2014 todos os entes da federação deverão adotar os procedimentos patrimoniais previstos na parte II do MCASP, inclusive a depreciação, exaustão, amortização, redução ao valor recuperável e a reavaliação, quando for o caso.

Para iniciar a adoção desses procedimentos patrimoniais, o ente ou entidade deverá estabelecer uma data de corte para o início dos procedimentos que resultará na separação dos bens que serão objeto de ajuste em seu valor contábil dos bens que poderão ser depreciados ou reavaliados diretamente, sem passar por nenhum ajuste.


CONCEITO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES;

O QUE É AVALIAÇÃO E O  QUE É MENSURAÇÃO DE ATIVOS;

DA NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

NBC T 16.10 – AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DE ATIVOS E PASSIVOS EM ENTIDADES DO SETOR PÚBLICO

NBC T 16.9 – DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO


DESENVOLVIMENTO DO LAUDO TÉCNICO BENS MÓVEIS
-           Do Código de identificação do bem;
-           Controle Econômico X Controle Contábil/ Controle de Intangíveis;
-           Do Tipo de Bem;
-           Das Espécies Contábeis;
-           Do Registro por fotos;
-           Do Estado do Bem;
-           Da Vida útil do Bem/ Depreciação Econômica;
-           Da Determinação de valores do Bem;
-           Da Metodologia Utilizada;
-           Da justificativa para determinação dos Valores;
-           Do tratamento dos Dados levantados;
-           Da Comissão de Servidores;
-           Da Migração da base de Dados do Levantamento para o Sistema de Controle Patrimonial.

DESENVOLVIMENTO DO LAUDO TÉCNICO BENS IMÓVEIS;
-           Do Tipo de Bem;
-           Da descrição sumária do Bem;
-           Do Registro de área, testada e edificação;
-           Da averbação;
-           Do parecer Técnico;
-           Do valor venal;
-           Da Metodologia de Reavaliação;
-           Da Valorização;
-           Do Parecer técnico: Engenheiro X Corretor de Imóveis X Arquiteto;
-           Do Recolhimento da ART;
-           Do grau de fundamentação e Precisão

Inicio: 02/12/2021 - Término: 03/12/2021

RIBEIRÃO PRETO/SP

ARCO HOTEL RIBEIRÃO PRETO Avenida Maurílio Biagi, 2885


Carga Horária:

Informamos que este curso tem carga horária de 12 horas-aula divididas da seguinte forma:
1º dia: das 8h30min às 12horas e das 13h30min às 18horas e
2º dia: das 8h30min às 12horas.


iSata - Instituto de Sustentabilidade Administrativa, Treinamentos e Assessorias
Rua João Ferracine, 79 - conj. 13 - 14.090-560 - Ribeirão Preto - S. Paulo C.N.P.J. 14.775.200/0001-20

Investimento por participante: R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais).

No investimento acima descrito, estão inclusas as despesas com: coffee break, almoço do 1o. dia, certificado de participação e material didático de apoio.

Consultar descontos para mais participantes do mesmo órgão.

Depósitos ou Ordens de Pagamentos utilize o Banco do Brasil S/A Agência 2891-6 Conta Corrente nº 29.814-X. Instituto de Sustentabilidade Administrativa e Treinamentos Ltda - ME CNPJ: 14.775.200/0001-20 (o iSata é optante pelo Simples Nacional)

RESERVA ANTECIPADA É indispensável a inscrição prévia. Para garantir a participação faça a reserva / inscrição com antecedência; nesta oportunidade será fornecido um número de protocolo de confirmação de reserva. O iSata poderá a qualquer momento, se necessidade houver, alterar ou cancelar os cursos. Caso ocorra, compromete-se a avisar/informar todos os inscritos dos seus treinamentos, justificando cada ato com a responsabilidade que lhe cabe perante seus parceiros/clientes

iSata - Instituto de Sustentabilidade Administrativa, Treinamentos e Assessorias
Rua João Ferracine, 79 - conj. 13 - 14.090-560 - Ribeirão Preto - S. Paulo
C.N.P.J. 14.775.200/0001-20

Acesse: www.isata.com.br ou se preferir, entre em contatos pelo e-mail: relacionamento@isata.com.br

Inscrições : (16) 99792 7126 contato ou whatsapp

Será fornecido por ocasião dos cursos: Apostila, Rascunho, Canetas e Certificado de Participação.

MARIA FERNANDA VIEIRA AGUIAR

Bacharel em Direito com especialização em Direito e Processo Civil, Direito Administrativo e MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades; Educadora Ambiental; Professora, Palestrante e Consultora em Administração Pública Municipal, Estadual, Federal e Militar em várias cidades brasileiras com predominância nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul; Atuou como Servidora na Administração Pública por duas décadas; presta serviços nas áreas de Administração, Urbanismo e Jurídico, elaborando e assessorando Reformas Administrativas, projetos de Legislações e Corregedorias, bem como todos os assuntos envolvendo a área administrativa, com ênfase em Procedimentos Disciplinares, Gestão de Pessoas, Licitações e Contratos, Setor de Protocolo e Arquivo, Acompanhamentos de Sindicâncias e Processos Administrativos, Implantação de Avaliação de Desempenho tanto do Servidor em Estágio Probatório quanto do Servidor Estável; Em 2010 foi homenageada com o Prêmio Gente & Idéias promovido pelo Jornal O Norte de Minas, por sua competência e profissionalismo; Autora de artigos publicados em jornais e internet. Lançará em breve os livros "Curso completo de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar" e "Perguntas e respostas para Servidores Públicos". Professora do iSata.



Marcos Aurelio Moreira

Especialista em Direito Administrativo e Constitucional pela Escola Paulista de Direito, Conciliador e Mediador Judicial pela Escola Paulista da Magistratura, técnico em Informática, Servidor Público há 28 anos junto ao Setor de Compras, Licitações e Patrimônio, Professor Universitário de Gestão Pública na FACESP, Consultor Administrativo da Mellus Treinamento e Serviços Ltda., Gerência e Consultoria no Levantamento Patrimonial de muitos entes Públicos, Palestrante e Professor no iSata.