A Administração Pública enfrenta problemas no tratamento dispensado à informação e a documentação, ao que pode ou não ser divulgado.

Essa dificuldade precisa ser sanada, vindo a facilitar o trabalho e garantindo assim, a segurança jurídica aos atos praticados pelos representantes do poder público.

No presente treinamento observaremos as técnicas, procedimentos e cautelas, levando-se em consideração a burocracia que, em excesso, pode comprometer o encaminhamento, o armazenamento e a normatização dos documentos, seja no espaço físico ou na busca imediata desses documentos ou informações.

O objetivo desse curso, é o de oferecer o maior número possível de informações acerca do gerenciamento da documentação, desde o seu recebimento até seu arquivamento final e possível eliminação.


DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

- Competência e obrigatoriedade

- Estrutura organizacional (Setor RH/ Protocolo/ Arquivo)

- Sigilo funcional

DO GERENCIAMENTO EFICAZ DO PROTOCOLO

- A importância do Protocolo Setorial

- Normas para a implantação do Protocolo Geral

- Necessidade de um protocolo organizado

- Análise da documentação e/ou informação apresentada

- Irregularidades

- Limitações e cautelas

- Medidas que antecedem o início formal dos trabalhos

- Como organizar

- Níveis de responsabilidade

- Distribuição/ Atribuições e competências do Protocolo

- Recebimento de documentos e processos

- Tipos de documentos e arquivos

- Documentos pessoais

- Registro, Protocolização e Autuação

- Prazos aplicáveis

DA NORMA DISCIPLINADORA DA TRAMITAÇÃO DOS DOCUMENTOS

DO CONTROLE NA TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS E PROCESSOS

- Protocolar/ autuar

- Juntada e desentranhamento

- Apensamento e desapensamento

- Incorporação

- Volumes e anexos

- Registros em livros e/ou fichas

- Controle informatizado

- Vista de documentos e/ou processos fora da repartição

DO GERENCIAMENTO EFICAZ DO ARQUIVO

- A importância do Arquivo Setorial

- Normas para a implantação do Arquivo Geral

- Necessidade de um arquivo organizado

DAS TÉCNICAS, NORMAS E CAUTELAS

- Local/ Higienização

- Tipos de arquivos

- Organização/ Métodos e Arranjos;

- Eliminação de documentos e processos

- Empréstimo de processos

- Desarquivamento e retomada de processos (normas)

DA ORGANIZAÇÃO DOCUMENTAL

- Métodos de arquivamento

- Planos de assuntos

- Material arquivístico

- Digitalização

- Gerenciamento eletrônico

DOS ERROS E VÍCIOS ENCONTRADOS NA GESTÃO DE DOCUMENTAÇÃO

DA TABELA DE TEMPORALIDADE (Ciclo de vida da documentação)

- Projeto de lei (o que definir?)

- Comissão Permanente (Composição/ Distribuição de trabalhos/ Reuniões/ Responsabilidades administrativa e criminal)

- Roteiro para elaboração da Tabela de Temporalidade

- Eliminação/ Organização/ Responsabilidades

DOS DEBATES

- Dificuldades e/ou problemas enfrentados no dia a dia dos respectivos setores

Inicio: 26/03/2020 - Término: 27/03/2020

BAURU/SP

Obeid Plaza Hotel Av. Nações Unidas, 19-50 - Vila Nova Cidade Universitaria Bauru – SP


Carga Horária:

Informamos que este curso tem carga horária de 12 horas-aula divididas da seguinte forma:
1º dia: das 8h30min às 12horas e das 13h30min às 18horas e
2º dia: das 8h30min às 12horas.


iSata - Instituto de Sustentabilidade Administrativa, Treinamentos e Assessorias
Rua João Ferracine, 79 - conj. 13 - 14.090-560 - Ribeirão Preto - S. Paulo C.N.P.J. 14.775.200/0001-20

Investimento por participante: R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais).

No investimento acima descrito, estão inclusas as despesas com: coffee break, certificado e material de apoio.
Consultar descontos para mais participantes do mesmo órgão.

Depósitos ou Ordens de Pagamentos utilize o Banco do Brasil S/A Agência 2891-6 Conta Corrente nº 29.814-X
Instituto de Sustentabilidade Administrativa e Treinamentos Ltda - ME CNPJ: 14.775.200/0001-20 (o iSata é optante pelo Simples Nacional)

RESERVA ANTECIPADA É indispensável a inscrição prévia. Para garantir a participação faça a reserva / inscrição com antecedência; nesta oportunidade será fornecido um número de protocolo de confirmação de reserva. O iSata poderá a qualquer momento, se necessidade houver, alterar ou cancelar os cursos. Caso ocorra, compromete-se a avisar/informar todos os inscritos dos seus treinamentos, justificando cada ato com a responsabilidade que lhe cabe perante seus parceiros/clientes

iSata - Instituto de Sustentabilidade Administrativa, Treinamentos e Assessorias
Rua João Ferracine, 79 - conj. 13 - 14.090-560 - Ribeirão Preto - S. Paulo
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Acesse: www.isata.com.br ou se preferir, entre em contatos pelo e-mail: relacionamento@isata.com.br

Inscrições : (16) 3443 4542 / (16) 99792 7126 whatsapp / (16) 3443 1803

Será fornecido por ocasião dos cursos: Apostila, Rascunho, Canetas e Certificado de Participação.

MARIA FERNANDA VIEIRA AGUIAR

Bacharel em Direito com especialização em Direito e Processo Civil, Direito Administrativo e MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades; Educadora Ambiental; Professora, Palestrante e Consultora em Administração Pública Municipal, Estadual, Federal e Militar em várias cidades brasileiras com predominância nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul; Atuou como Servidora na Administração Pública por duas décadas; presta serviços nas áreas de Administração, Urbanismo e Jurídico, elaborando e assessorando Reformas Administrativas, projetos de Legislações e Corregedorias, bem como todos os assuntos envolvendo a área administrativa, com ênfase em Procedimentos Disciplinares, Gestão de Pessoas, Licitações e Contratos, Setor de Protocolo e Arquivo, Acompanhamentos de Sindicâncias e Processos Administrativos, Implantação de Avaliação de Desempenho tanto do Servidor em Estágio Probatório quanto do Servidor Estável; Em 2010 foi homenageada com o Prêmio Gente & Idéias promovido pelo Jornal O Norte de Minas, por sua competência e profissionalismo; Autora de artigos publicados em jornais e internet. Lançará em breve os livros "Curso completo de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar" e "Perguntas e respostas para Servidores Públicos". Professora do iSata.